Documentário abordará influência da educação na formação de identidades
Segunda-feira, 17 de março de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 17 de março de 2025
“Vivências no CEFET-MG Contagem” será lançado ainda no primeiro semestre de 2025


A educação tecnológica busca preparar o estudante para o trabalho e para a vida em sociedade. Estudantes do campus Contagem estão produzindo um documentário, que vai demonstrar a influência da educação ofertada pelo CEFET-MG para a formação cidadã. O projeto foi premiado com o primeiro lugar na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) na cidade.
Para a produção do roteiro, os estudantes tiveram como base a tecnologia e as vivências no campus, associando discussões como filosofia da tecnologia e sociologia da educação a pesquisas qualitativas de caráter exploratório realizadas com estudantes e professores. O objetivo foi registrar as percepções sobre o papel da educação tecnológica na construção da identidade e na formação cidadã.
De acordo com o grupo, o “CEFET-MG proporciona uma educação que, além de preparar os alunos para suas futuras carreiras, também lhes oferece experiências sociais para uma vida plena e consciente”. “O resultado será a criação de um documentário que descreve o impacto da educação tecnológica sobre a formação profissional, humana e a identidade dos alunos”.
A estudante do 3º ano do curso de Informática Fernanda Camargos explica que o documentário “Vivências no CEFET-MG Contagem” já está em produção e conta, atualmente, com uma versão preliminar, que foi exibida em uma pré-estreia e na estreia oficial. O grupo está trabalhando na edição para aprimorar o material, com previsão de finalização até abril e lançamento nas plataformas ainda no primeiro semestre de 2025. “O processo de produção envolveu a captação de diversos materiais e a colaboração de parceiros que auxiliaram nas filmagens. A estrutura do documentário combina entrevistas com integrantes da comunidade acadêmica e imagens que retratam o cotidiano e os espaços do campus”, conta Fernanda.
O projeto “Vivências no CEFET-MG Contagem: documentário sobre a influência da educação tecnológica na formação de identidades” é de autoria de Fernanda e das estudantes Eduarda Marques, Érika Moreira e Julia Batista, sob orientação da professora Adriana Venuto e coorientação do professor Bruno Souza.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG